.

terça-feira, 3 de abril de 2012




Photograph by Kasia Krenz.





Photograph by Kasia Krenz.

"Queijo é um alimento sólido feito a partir do leite de vacas, cabras, ovelhas, búfalas e/ou outros mamíferos. (...) é realizado, numa primeira etapa, pela acidificação com uma cultura bacteriana e em seguida, empregando uma enzima (...) para transformar o leite em "coalhada e soro". A bactéria precisa e o processamento da coalhada desempenham um papel na definição da textura e sabor da maioria dos queijos.
Existem centenas de tipos de queijos produzidos em todo o mundo. Diferentes estilos e sabores de queijo são o resultado do uso do leite de diferentes mamíferos ou com o acréscimo de diferentes teores de gordura, empregando determinadas espécies de bactérias e bolores, e variando o tempo de envelhecimento e outros tratamentos de transformação. (...) Os queijos são consumidos puros ou como ingrediente de pratos diversos. A maioria dos queijos derrete ao serem aquecidos." --- in wikipedia

Pois existe também no desenho uma infinidade de soluções, teores de pessoalidade e artifício que fazem dele, à semelhança do queijo, um alimento sólido, sobretudo para nós desenhadores.
Diferentes estilos e sabores denunciam a pluralidade de que somos feitos, e cimentam a certeza de que, na nossa diferença estamos mais próximos do que distantes.
Acredito por isso que o que nos moveu até Alcaíns talvez tenha sido mais que o voraz apetite pela iguaria queijeira. Porque nem só de pão (com e sem queijo) vive o homem. E porque de outra forma não teria havido tão bons resultados como os que podemos observar.
Tornou-se bastante claro que no fim, o desenhador urbano é aquele que está disponível para ver, saborear e quem sabe, tocar ainda que tangencialmente, a paisagem cultural que nos rodeia.

A todos um grande bem haja,
um desenho e um queijo do vosso (espero) amigo,
J.Jesus


4 comentários:

César O Figueiredo disse...

Eu sabia que tinhas ido pela comida!! (já sabes, em Coimbra terás de propôr um banquete para todos)
Como sempre grandes desenhos João! Mas nada de imitar o nosso corbu ;)

João Jesus disse...

Esse tipo nem sabe desenhar ;)
Conta com uma grande jantarada, for sure hehehe

S* disse...

O teu projecto é de babar.

João Jesus disse...

hahahha gostei ;)